As vantagens de ser invisível: o filme

Olá pessoal!
Pra começar os trabalhos, que tal falar sobre As vantagens de ser invisível?
Infelizmente ainda não li o livro (se der, faço uma resenha depois que tiver lido), então vou falar sobre o filme. Admito que primeiramente fiquei interessada pelo fato de ter a Emma no elenco, mas quando saí da sala do cinema, estava morrendo de amores pela história em si.

Charlie (Logan Lerman) é um garoto solitário (a ponto de escrever cartas para um amigo, porém sem enviá-las e sim como uma espécie de diário) que tenta se recuperar da depressão e dos traumas sofridos: a morte da sua tia e o suicídio do melhor amigo. Ele acaba de ingressar no ensino médio e o seu objetivo é nada mais que fazer amigos. É quando conhece os meio irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) e começa a andar com a turma deles, onde todos são, digamos, deslocados. Com essas novas amizades, Charlie começa a se sentir melhor, feliz. Porém, nem tudo é tão fácil, ainda mais com tudo que já aconteceu na vida dele, o que nos é passado de forma leve e eu diria até metafórica, pois nada é dito diretamente.
Um ponto muito importante para mim foi a abordagem de temas como homossexualidade, drogas, descoberta do amor e seus dilemas, como o primeiro beijo e a primeira vez, bullying e toda a tensão que passamos no colégio, especialmente no Ensino Médio. Nada foi tratado superficialmente e com todo aquele exagero comum das produções estadunidenses, mas sim com uma emoção e verdade (principalmente da parte do Logan) pouco vistas em filmes e foi justamente isso que me fez ficar apaixonada pela história e louca para ler o livro. Também gostei bastante das citações principais feitas no filme, especialmente “We accept the love we think we deserve” (Nós aceitamos o amor que acreditamos merecer), lindo, não?

Além do enredo, merece um enfoque especial a trilha sonora. Sou suspeita pra falar, pois as músicas são, no geral, dos anos 80, época pela qual sou apaixonada, porém duvido que haja alguma pessoa que não tenha gostado de pelo menos uma delas. Mas esquecendo do meu gosto musical, creio que gostaria da trilha de qualquer forma. Obviamente não sou nenhuma especialista, mas a sensação que tive foi de que as músicas completavam a cena, transmitindo algo a mais e enfatizando a emoção dos personagens. E não é exatamente essa a função da trilha sonora? Pois é, mais um ponto positivo.

O único ponto negativo que consegui encontrar em toda a produção não foi no filme em si, mas sim na sua divulgação no Brasil. Pra começar, foram divulgadas duas datas de estreia, o que causou muita confusão, pois não se sabia qual era a verdadeira. Mas aí o filme estreou no dia 19 de outubro e seria tudo maravilhoso, se não fosse o fato de que ele não foi exibido em várias capitais brasileiras e outras cidades. Falando de uma realidade mais próxima, aqui em Salvador o filme estreou, mas ficou em cartaz por apenas uma semana, sendo que outros, que estrearam há quase dois meses, continuavam sendo exibidos. Eu realmente gostaria de entender o porquê disso tudo e, citando uma frase da minha prima Fernanda numa das nossas conversas, talvez seja porque “as pessoas devem ter achado que faltou tudo aquilo que elas já estão acostumadas nos filmes americanos”.
Mas isso não conseguiu tirar o meu encantamento em relação ao filme e eu espero ansiosa por assisti-lo novamente. Aqui em baixo segue o trailer para que quem já assistiu relembre um pouco da história e para que quem não viu, fique com mais vontade de ver (mesmo que tenha que esperar um pouco para isso):

16 comentários:

  1. Quero ver o filme já que tem a Emma e o Logan! Adorei a resenha.
    BJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela resenha dá pra notar que eu recomendo e muito! rs
      Obrigada!
      Bjs.

      Excluir
  2. Eu estou simplesmente louca para ler este livro e ver o filme.
    Já vi resenhas tão emocionantes e fiquei super empolgada.
    PS: Adorei o layout do blog. Ficou muito lindo.
    Beijo

    Baiana Literal
    http://tharcilalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tharcila!
      Também estou louca para ler e assistir. Iman me falou muito bem desse filme, como nesta resenha.

      Excluir
  3. Quero muito assistir a esse filme, já li resenha do livro bem positivas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o livro, mas o filme eu nunca vi. É bem forte e profundo, eu me senti até estranha depois da leitura... Enfim, estou querendo ver o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo o livro agora e concordo, é realmente forte e profundo. Mas estou adorando! Só gostaria de ter lido antes de ter visto o filme rs

      Excluir
  5. Ainda ñ li o livro, me interessei pela história quando soube que Emma Watson, Logan Lerman e Nina Dobrev estariam no filme. Então comecei a ler sinopses resenhas, vi o trailer e estou louca pra ler o livro,ainda ñ vi o filme pq ñ veio para minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina no filme é um dos meus motivos também.
      Bjs

      Excluir
  6. Muito boa a resenha,curiosa para assistir e ver a atuação da Emma Watson.Quero ler o livro também!

    ResponderExcluir
  7. Também não li o livro mas já assisti o filme e fiquei totalmente apaixonada, o filme é lindo e foi um dos melhores que vi em 2012. Ri e chorei assistindo ele, muito perfeito.

    ResponderExcluir
  8. O filme é tão fofo! Aah é lindo *-*
    Nós somos infinitos!!!!
    Achei o livro dele bem legal também, mas não supera o filme. Muito bom de ver.

    ResponderExcluir
  9. Não li o livro e ainda não vi o filme, e estou louca pra vê-lo logo acho que semana que vem eu vá ao cinema, vi muitas críticas positivas do filme e ainda tem a Emma ^^

    ResponderExcluir
  10. Nossa, minha amiga me comprou o livro porque viu várias pessoas comentando que era muito bom..e agora vejo que tem o filme...Gostei muito da história e com certeza vou ler (acho que vou pedir pra minha amiga o livro dela..kkk) e logo em seguida assistir o filme, para não ocorrer a ideia de me decepcionar neh!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Eu quase enlouqueci quando vi o trailer desse filme no youtube! Emma Watson + Logan Lerman + ótimo enredo! *--* Não vejo a hora de poder ler o livro para depois ver o filme!

    ResponderExcluir

Antes de comentar:

Adoraria saber a sua opinião, então não deixe de expor sobre o post! Mesmo querendo muito saber da sua opinião, os comentários precisam ser aprovados, para evitar comentários ofensivos e desrespeitosos.
E peço também que não peça parceria nem divulgue explicitamente o seu blog, pois temos o formulário de contato que serve para tudo isso.
E se você tem um blog, coloca um link para que eu possa visitar e deixar um comentário, mas nem sempre será possível, porém tentarei ao máximo.

Então, agora, deixe-me ouvir você :)

Perfil Perfil Image Map

 
Copyright © 2016 | Junto com Cris Lima | Layout e codificação por Cris Lima | Hospedado pelo Blogger